Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Tarefa:
Utilize o simulador para estudar a seguinte situação:
o que acontece do ponto de vista físico quando o gelo
chega a 0oC? Que nome leva esse tipo de transformação?
Por que o calor continua sendo recebido, mas não há
aumento na temperatura da substância? Observe agora o
que ocorre quando a água chega em 100o C.
Que semelhanças podermos citar entre essa e a situação
anterior?
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Determine a quantidade de calor necessária para
transformar 400 gramas de gelo a -20o C em
água a 0o C.
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2. |
Desafio:
Uma substância no estado sólido tem
massa igual a 250 gramas e, ao absorver 2000 calorias, aumenta
sua temperatura de 30o C para 40o C.
Exatamente nessa temperatura ela começa a sua fusão
e absorve mais 3500 calorias para completar essa mudança
de fase para líquido.
Determine:
a) Capacidade térmica da substância
b) Calor latente de fusão do corpo.
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3. |
Desafio:
Como sabemos, a temperatura de ebulição
da água varia com a pressão atmosférica
local. Observe a tabela abaixo, que indica o ponto de ebulição
da água em função da altitude:

Qual seria a temperatura de ebulição da água
na cidade do Rio de Janeiro (nível do mar)? E em São
Paulo (cerca de 750 metros acima do nível do mar)?
Sabendo que a temperatura de ebulição do álcool
é de 78o C, responda: seria possível
aquecer um recipiente com álcool até atingirmos
100o C sem que ele entre em ebulição?
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4. |
Desafio:
Se a massa inicial de gelo for igual a 100 gramas,
qual seria a quantidade de calor necessária para efetuar
as transformações que vimos no simulador e levar
a substância de gelo a -10o C ao estado final
de vapor de água a 110o C (considere o sistema
fechado)? |
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
(Mackenzie-SP) - Uma mesma quantidade de calor é
fornecida a massas iguais de água e alumínio,
inicialmente à mesma temperatura. A temperatura final
do corpo de alumínio é maior do que a da água,
pois o alumínio tem:
[A] maior calor específico
[B] menor calor específico
[C] menor calor latente
[D] maior densidade
[E] menor densidade
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2. |
Vestibular:
(FATEC-SP) - A figura representa o gráfico
de temperatura, em função do tempo, de um pedaço
de chumbo de massa 100 g que absorve, de uma fonte de potência
constante, 200 calorias por minuto. Pode-se afirmar que o
calor latente de fusão do chumbo (em cal/g) é
de:

a) 2
b) 6
c) 8
d) 20
e) 327
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DICAS
Portal do Professor MEC: Mudança
de fase http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=925
Simulação que mostra três estados físicos
(sólido, líquido e gasoso) da matéria, neste
caso, a água em diferentes temperaturas. Acesso livre e
gratuito (em 05.10.2009).
Portal do Professor MEC: Mudança
de estado parte 1 e 2 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1419
Guia esquemático de experimento que permite ao aluno utilizar
a parafina para observar as mudanças de estado físico
da parafina, conforme submetida a diferentes temperaturas, tais
como: de sólido para líquido, de líquido
para sólido e de líquido para gasoso. O trabalho
permite mostrar que, a uma certa temperatura, os materiais mudam
de estado físico. Acesso livre e gratuito (em 05.10.2009).
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso
livre e gratuito (em 23.08.2009).
UOL Física:
http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias,
experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas
universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e
gratuito (em 11.09.2009).
Física Net:
http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos
principais vestibulares, com questões resolvidas de física
térmica. Acesso livre e gratuito (em 28.03.2009).
Física Interativa:
http://www.fisicainterativa.com/Termologia.html
Aulas interativas de Termologia e Física Térmica.
Tem um bom aplicativo (animação) sobre mudanças
de fase. Acesso livre e gratuito (em 29.03.2009).
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