AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.
Tarefa: Utilize o simulador para estudar a seguinte situação: o que acontece do ponto de vista físico quando o gelo chega a 0oC? Que nome leva esse tipo de transformação? Por que o calor continua sendo recebido, mas não há aumento na temperatura da substância? Observe agora o que ocorre quando a água chega em 100o C. Que semelhanças podermos citar entre essa e a situação anterior?

Gestão de Erros  

DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .


1.
Desafio: Determine a quantidade de calor necessária para transformar 400 gramas de gelo a -20o C em água a 0o C.


Gestão de Erros

2.

Desafio: Uma substância no estado sólido tem massa igual a 250 gramas e, ao absorver 2000 calorias, aumenta sua temperatura de 30o C para 40o C. Exatamente nessa temperatura ela começa a sua fusão e absorve mais 3500 calorias para completar essa mudança de fase para líquido.

Determine:

a) Capacidade térmica da substância

b) Calor latente de fusão do corpo.

Gestão de Erros  

3.

Desafio: Como sabemos, a temperatura de ebulição da água varia com a pressão atmosférica local. Observe a tabela abaixo, que indica o ponto de ebulição da água em função da altitude:


Qual seria a temperatura de ebulição da água na cidade do Rio de Janeiro (nível do mar)? E em São Paulo (cerca de 750 metros acima do nível do mar)?
Sabendo que a temperatura de ebulição do álcool é de 78o C, responda: seria possível aquecer um recipiente com álcool até atingirmos 100o C sem que ele entre em ebulição?


Gestão de Erros  


4.
Desafio: Se a massa inicial de gelo for igual a 100 gramas, qual seria a quantidade de calor necessária para efetuar as transformações que vimos no simulador e levar a substância de gelo a -10o C ao estado final de vapor de água a 110o C (considere o sistema fechado)?
Gestão de Erros  


QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: (Mackenzie-SP) - Uma mesma quantidade de calor é fornecida a massas iguais de água e alumínio, inicialmente à mesma temperatura. A temperatura final do corpo de alumínio é maior do que a da água, pois o alumínio tem:


[A] maior calor específico

[B] menor calor específico

[C] menor calor latente

[D] maior densidade

[E] menor densidade

Gestão de Erros  

2.

Vestibular: (FATEC-SP) - A figura representa o gráfico de temperatura, em função do tempo, de um pedaço de chumbo de massa 100 g que absorve, de uma fonte de potência constante, 200 calorias por minuto. Pode-se afirmar que o calor latente de fusão do chumbo (em cal/g) é de:

a) 2

b) 6

c) 8

d) 20

e) 327

Gestão de Erros  
 


DICAS

Portal do Professor MEC: Mudança de fase http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=925
Simulação que mostra três estados físicos (sólido, líquido e gasoso) da matéria, neste caso, a água em diferentes temperaturas. Acesso livre e gratuito (em 05.10.2009).

Portal do Professor MEC: Mudança de estado parte 1 e 2 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1419
Guia esquemático de experimento que permite ao aluno utilizar a parafina para observar as mudanças de estado físico da parafina, conforme submetida a diferentes temperaturas, tais como: de sólido para líquido, de líquido para sólido e de líquido para gasoso. O trabalho permite mostrar que, a uma certa temperatura, os materiais mudam de estado físico. Acesso livre e gratuito (em 05.10.2009).

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso livre e gratuito (em 23.08.2009).

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e gratuito (em 11.09.2009).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares, com questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 28.03.2009).

Física Interativa: http://www.fisicainterativa.com/Termologia.html
Aulas interativas de Termologia e Física Térmica. Tem um bom aplicativo (animação) sobre mudanças de fase. Acesso livre e gratuito (em 29.03.2009).