Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Tarefa:
Com a relação: PV = nRT, use o simulador
para selecionar a pressão. Aumente o valor do volume,
mantendo os demais parâmetros. O que ocorre com a pressão?
Agora, experimente aumentar o valor da temperatura do gás,
mantendo os demais parâmetros. O que ocorre com a pressão?
E se selecionarmos a temperatura: aumentando o valor da pressão,
o que acontece com o valor da temperatura do gás? Explique.
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Um recipiente fechado contém oxigênio
(02) a 27º C. Determine a energia cinética média
das moléculas desse gás.
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2. |
Desafio:
Num ambiente climatizado e fechado, o volume é de
0,50 m3 e a massa de oxigênio presente
é de 1200 g. Conhecendo o valor da pressão
indicada num medidor como 2.105N/m2,
determine:
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a) Número de moles desse gás
no ambiente.
b) A temperatura do gás.
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:(PUC-RS)
Um menino deixa escapar um balão contendo 2,0 L de
gás hélio, a 20ºC e pressão de 2
atm. Quando atingir uma altura em que sua pressão for
0,5 atm e sua temperatura 10ºC, o volume do balão,
em litros, será de:
a) 0,5
b) 3,86
c) 4,5
d) 7,73
e) 8,28
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2. |
Vestibular:
(Fuvest-SP) Um cilindro de Oxigênio hospitalar
(O2), de 60 litros, contém, inicialmente, gás
a uma pressão de 100 atm e temperatura de 300 K. Quando
é utilizado para a respiração de pacientes,
o gás passa por um redutor de pressão, regulado
para fornecer Oxigênio a 3 atm, nessa mesma temperatura,
acoplado a um medidor de fluxo, que indica, para essas condições,
o consumo de Oxigênio em litros/minuto.
Assim, determine:
a) O número de mols de O2, presentes
inicialmente no cilindro.
b) O número n de mols de O2, consumidos
em 30 minutos de uso, com o medidor de fluxo indicando 5 litros/minuto.
c) O intervalo de tempo t, em horas, de
utilização do O2, mantido o fluxo de 5 litros/minuto,
até que a pressão interna no cilindro fique
reduzida a 40 atm.
NOTE E ADOTE:
Considere o O2 como gás
ideal. Suponha a temperatura constante e igual a 300 K. A
constante dos gases ideais R= 8 x 10-2 litros.atm/K.
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ENEM - EXAME NACIONAL
DO ENSINO MÉDIO
3. |
Vestibular:
Durante um processo de transformação industrial
é necessário comprimir um gás contido
em um tubo aberto, fazendo com que na etapa final o volume
desse gás fique 12 vezes menor do que era. Considerando
o gás como ideal podemos afirmar que:
a) É uma transformação
isométrica.
b) A pressão final do gás
será 12 vezes maior do que a pressão inicial.
c) A temperatura do gás irá
diminuir ao fim do processo.
d) A pressão do gás deverá
diminuir no processo.
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DICAS
Enem (Inep):
http://enem.inep.gov.br/
Site do Exame Nacional do Ensino Médio. Inscrições,
cronograma, provas anteriores, lista de habilidades e dicas de
estudo para as avaliações nas áreas. Acesso
livre e gratuito (em 03.09.2011).
UOL Física:
http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias,
experiências, teoria e arquivo com as provas de vestibulares
de diversas universidades. Acesso livre e gratuito (em 03.09.2011).
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso
livre e gratuito (em 03.09.2011).
Física Net:
http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos
principais vestibulares, com questões resolvidas de física
térmica. Acesso livre e gratuito (em 03.09.2011).
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