AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Tarefa: Com a relação: PV = nRT, use o simulador para selecionar a pressão. Aumente o valor do volume, mantendo os demais parâmetros. O que ocorre com a pressão? Agora, experimente aumentar o valor da temperatura do gás, mantendo os demais parâmetros. O que ocorre com a pressão? E se selecionarmos a temperatura: aumentando o valor da pressão, o que acontece com o valor da temperatura do gás? Explique.

Gestão de Erros  


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .

1.

Desafio: Um recipiente fechado contém oxigênio (02) a 27º C. Determine a energia cinética média das moléculas desse gás.

Gestão de Erros  


2.

Desafio: Num ambiente climatizado e fechado, o volume é de 0,50 m3 e a massa de oxigênio presente é de 1200 g. Conhecendo o valor da pressão indicada num medidor como 2.105N/m2, determine:

Gestão de Erros  

a) Número de moles desse gás no ambiente.

b) A temperatura do gás.


QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.

Vestibular:(PUC-RS) Um menino deixa escapar um balão contendo 2,0 L de gás hélio, a 20ºC e pressão de 2 atm. Quando atingir uma altura em que sua pressão for 0,5 atm e sua temperatura 10ºC, o volume do balão, em litros, será de:

 

a) 0,5

b) 3,86

c) 4,5

d) 7,73

e) 8,28


Gestão de Erros  


2.

Vestibular: (Fuvest-SP) Um cilindro de Oxigênio hospitalar (O2), de 60 litros, contém, inicialmente, gás a uma pressão de 100 atm e temperatura de 300 K. Quando é utilizado para a respiração de pacientes, o gás passa por um redutor de pressão, regulado para fornecer Oxigênio a 3 atm, nessa mesma temperatura, acoplado a um medidor de fluxo, que indica, para essas condições, o consumo de Oxigênio em litros/minuto.

Assim, determine:

a) O número de mols de O2, presentes inicialmente no cilindro.

b) O número n de mols de O2, consumidos em 30 minutos de uso, com o medidor de fluxo indicando 5 litros/minuto.

c) O intervalo de tempo t, em horas, de utilização do O2, mantido o fluxo de 5 litros/minuto, até que a pressão interna no cilindro fique reduzida a 40 atm.

NOTE E ADOTE:

Considere o O2 como gás ideal. Suponha a temperatura constante e igual a 300 K. A constante dos gases ideais R= 8 x 10-2 litros.atm/K.

Gestão de Erros  
 

ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

3.

Vestibular: Durante um processo de transformação industrial é necessário comprimir um gás contido em um tubo aberto, fazendo com que na etapa final o volume desse gás fique 12 vezes menor do que era. Considerando o gás como ideal podemos afirmar que:

a) É uma transformação isométrica.

b) A pressão final do gás será 12 vezes maior do que a pressão inicial.

c) A temperatura do gás irá diminuir ao fim do processo.

d) A pressão do gás deverá diminuir no processo.

Gestão de Erros  
 

4.

Vestibular: (ENEM 2010) Questão 58 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias: versa sobre a relação entre pressão, temperatura e temperatura de ebulição.
Clique no endereço abaixo e selecione a questão, com a resolução comentada:


http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2010_1dia.asp


Fonte: Colégio Objetivo


   
 

DICAS


Enem (Inep): http://enem.inep.gov.br/
Site do Exame Nacional do Ensino Médio. Inscrições, cronograma, provas anteriores, lista de habilidades e dicas de estudo para as avaliações nas áreas. Acesso livre e gratuito (em 03.09.2011).

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e arquivo com as provas de vestibulares de diversas universidades. Acesso livre e gratuito (em 03.09.2011).

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso livre e gratuito (em 03.09.2011).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares, com questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 03.09.2011).