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Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:
Vamos nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas
através dos problemas a seguir deverão contar com
os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório
Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
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1. |
Tarefa:
Compare o valor de K do cobre e do aço. Qual
é maior? O que isso significa? Teste essa sua previsão
no simulador.
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
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1. |
Desafio:
Uma pessoa precisa distinguir entre o ferro e uma
outra liga metálica para decidir qual material é
o melhor condutor de calor. Como essa pessoa poderia tomar
essa decisão? Qual o método para avaliar a capacidade
de condução de cada metal?
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2. |
Desafio:
Uma malha de lã tem área de 1,5 m2
e espessura de 2 cm. Se uma pessoa usa esse material como
roupa, calcule o calor transmitido pela roupa durante uma
hora, sabendo que a temperatura da pessoa é de cerca
de 34ºC e a temperatura do ar ambiente é de
6ºC. KLã = 0,03 J/s.m.oC
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
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1. |
Vestibular:
(UFV-MG) Uma mesa de madeira e uma de metal são
colocadas em uma mesma sala fechada, com temperatura constante.
Depois de alguns dias, um estudante entra na sala e coloca
uma das mãos na mesa de madeira e a outra na de metal.
O estudante afirma, então, que a mesa de metal está
mais fria do que a mesa de madeira, isto é, a uma temperatura
menor do que esta. Em relação a esta afirmação,
pode-se dizer:
A) O estudante está correto. A condutividade
térmica do metal é menor que a da madeira e,
portanto, nesse caso, o metal sempre estará a uma temperatura
menor que a madeira.
B) O estudante está correto. A condutividade
térmica do metal é maior que a da madeira e,
portanto, nesse caso, o metal sempre estará a uma temperatura
menor que a madeira.
C) O estudante está errado. A mesa
de madeira sempre estará mais fria que a de metal,
mas isto só poderá ser verificado com o uso
de um termômetro preciso.
D) O estudante está
errado. As duas mesas estão à mesma temperatura,
mas a mesa de metal parece mais fria que a de madeira, devido
ao fato de a condutividade térmica do metal ser maior
que a da madeira.
E) O estudante está
errado. As duas mesas estão à mesma temperatura,
mas a mesa de metal parece mais fria que a de madeira devido
ao fato de a condutividade térmica do metal ser menor
que a da madeira.
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2. |
Vestibular:
(Vunesp-SP) A maçaneta metálica de
uma porta de madeira sempre parece mais fria do que a porta,
embora ambas estejam, em geral, à mesma temperatura.
Esse fenômeno, que evidencia a diferença entre
os conceitos de calor e temperatura, ocorre porque:
A) o calor específico do metal é
maior que o da madeira.
B) o calor específico da madeira
é maior que o do metal.
C) a condutibilidade térmica do metal
é maior que a da madeira.
D) a condutibilidade térmica da madeira
é maior que a do metal.
E) a massa da madeira da porta é
maior que a massa do metal da maçaneta.
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Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso
livre e gratuito (13.01.2010).
UOL Física:
http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias,
experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas
universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e
gratuito (em 13.01.2010).
Física Net:
http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos
principais vestibulares, com questões resolvidas de física
térmica. Acesso livre e gratuito (em 30.12.2009).
Editora Moderna - Testes de Física
e Vestibular do ITA-SP:
http://www.moderna.com.br/didaticos/em/fisica/fundamentos/
A editora mantém listas de exercícios e testes de
vestibulares de seus livros didáticos disponíveis
para consulta, com respostas. O usuário pode abrir a série
histórica de provas do ITA-SP.
Acesso livre e gratuito (em 15.01.2010).
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