AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!



PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Tarefa: Compare o valor de K do cobre e do aço. Qual é maior? O que isso significa? Teste essa sua previsão no simulador.

Gestão de Erros  


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .

1.

Desafio: Uma pessoa precisa distinguir entre o ferro e uma outra liga metálica para decidir qual material é o melhor condutor de calor. Como essa pessoa poderia tomar essa decisão? Qual o método para avaliar a capacidade de condução de cada metal?

Gestão de Erros  

2.

Desafio: Uma malha de lã tem área de 1,5 m2 e espessura de 2 cm. Se uma pessoa usa esse material como roupa, calcule o calor transmitido pela roupa durante uma hora, sabendo que a temperatura da pessoa é de cerca de 34ºC e a temperatura do ar ambiente é de 6ºC. K = 0,03 J/s.m.oC

Gestão de Erros  

QUESTÕES DE VESTIBULAR
1.

Vestibular: (UFV-MG) Uma mesa de madeira e uma de metal são colocadas em uma mesma sala fechada, com temperatura constante. Depois de alguns dias, um estudante entra na sala e coloca uma das mãos na mesa de madeira e a outra na de metal. O estudante afirma, então, que a mesa de metal está mais fria do que a mesa de madeira, isto é, a uma temperatura menor do que esta. Em relação a esta afirmação, pode-se dizer:

A) O estudante está correto. A condutividade térmica do metal é menor que a da madeira e, portanto, nesse caso, o metal sempre estará a uma temperatura menor que a madeira.

B) O estudante está correto. A condutividade térmica do metal é maior que a da madeira e, portanto, nesse caso, o metal sempre estará a uma temperatura menor que a madeira.

C) O estudante está errado. A mesa de madeira sempre estará mais fria que a de metal, mas isto só poderá ser verificado com o uso de um termômetro preciso.

D) O estudante está errado. As duas mesas estão à mesma temperatura, mas a mesa de metal parece mais fria que a de madeira, devido ao fato de a condutividade térmica do metal ser maior que a da madeira.

E) O estudante está errado. As duas mesas estão à mesma temperatura, mas a mesa de metal parece mais fria que a de madeira devido ao fato de a condutividade térmica do metal ser menor que a da madeira.

Gestão de Erros  

2.

Vestibular: (Vunesp-SP) A maçaneta metálica de uma porta de madeira sempre parece mais fria do que a porta, embora ambas estejam, em geral, à mesma temperatura. Esse fenômeno, que evidencia a diferença entre os conceitos de calor e temperatura, ocorre porque:

A) o calor específico do metal é maior que o da madeira.

B) o calor específico da madeira é maior que o do metal.

C) a condutibilidade térmica do metal é maior que a da madeira.

D) a condutibilidade térmica da madeira é maior que a do metal.

E) a massa da madeira da porta é maior que a massa do metal da maçaneta.

Gestão de Erros  

3.

Vestibular: (Enem 2001) A questão avalia a influência da espessura das paredes de revestimento de geladeiras nas perdas térmicas do aparelho.

Clique no endereço abaixo:

http://www1.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2001.asp?img=01

Fonte: Curso Objetivo

   

DICAS



Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso livre e gratuito (13.01.2010).

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em "Disciplinas", escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas universidades. Banco do Enem disponível. Acesso livre e gratuito (em 13.01.2010).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares, com questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 30.12.2009).

Editora Moderna - Testes de Física e Vestibular do ITA-SP:
http://www.moderna.com.br/didaticos/em/fisica/fundamentos/
A editora mantém listas de exercícios e testes de vestibulares de seus livros didáticos disponíveis para consulta, com respostas. O usuário pode abrir a série histórica de provas do ITA-SP.
Acesso livre e gratuito (em 15.01.2010).