Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos
simuladores e animadores disponíveis no Laboratório
Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
a) Represente esquematicamente os isótopos do
hidrogênio importantes para a geração
de energia por fusão nuclear e esclareça
sobre a nomenclatura e simbologia utilizadas para seus
respectivos núcleos.
b) Observe, abaixo, as reações de fusão
entre núcleos de isótopos de hidrogênio
e hélio, possíveis de ocorrerem em reatores
a fusão nuclear, e comprove se as energias de
reação indicadas estão corretas.
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Suponha que o Sol seja composto inteiramente de hidrogênio
e que a reação dominante de geração
de energia seja:

Se a potência total gerada pelo Sol é mantida
constante a 3,9 x 1026 W, quanto tempo levará
para que todo o hidrogênio seja queimado? Considere
a massa do Sol igual a 1,99 x 1030 kg.
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
O principal processo de produção de
energia na superfície do Sol resulta da fusão
de átomos de hidrogênio para formar átomos
de hélio. De uma forma bem simplificada, esse processo
pode ser descrito como a fusão de quatro átomos
de hidrogênio (mH=1,67 . 10-27 kg) para formar
um átomo de hélio (mHe=6,65 . 10-27kg).
Suponnha que ocorram 1038 reações desse tipo
a cada segundo.
a) Considerando essas informações, explique
como essa reação pode produzir energia.
b) Com base nas suposições feitas, calcule
a quantidade de energia liberada a cada segundo.
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Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo,
estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso
livre e gratuito (em 23.03.2009).
Física Legal:
http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades brasileiras,
públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2010).
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