AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes:Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.

Problema:

a) Represente esquematicamente os isótopos do hidrogênio importantes para a geração de energia por fusão nuclear e esclareça sobre a nomenclatura e simbologia utilizadas para seus respectivos núcleos.

b) Observe, abaixo, as reações de fusão entre núcleos de isótopos de hidrogênio e hélio, possíveis de ocorrerem em reatores a fusão nuclear, e comprove se as energias de reação indicadas estão corretas.


Gestão de Erros





DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .


1.

Desafio: Suponha que o Sol seja composto inteiramente de hidrogênio e que a reação dominante de geração de energia seja:



Se a potência total gerada pelo Sol é mantida constante a 3,9 x 1026 W, quanto tempo levará para que todo o hidrogênio seja queimado? Considere a massa do Sol igual a 1,99 x 1030 kg.

Gestão de Erros



QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.

Vestibular: O principal processo de produção de energia na superfície do Sol resulta da fusão de átomos de hidrogênio para formar átomos de hélio. De uma forma bem simplificada, esse processo pode ser descrito como a fusão de quatro átomos de hidrogênio (mH=1,67 . 10-27 kg) para formar um átomo de hélio (mHe=6,65 . 10-27kg). Suponnha que ocorram 1038 reações desse tipo a cada segundo.

a) Considerando essas informações, explique como essa reação pode produzir energia.

b) Com base nas suposições feitas, calcule a quantidade de energia liberada a cada segundo.



Gestão de Erros  

2.

Vestibular:

4. ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Enem 2007: O principal processo de produção de energia na superfície do Sol resulta da fusão de átomos de hidrogênio para formar átomos de hélio. As questões 43 e 44 (acessadas nos sítios abaixo) abordam os efeitos causados na Terra pelas radiações emitidas pelo Sol e também os mecanismos de aproveitamento da energia solar.]

http://vestibular.uol.com.br/correcaoonline/4581-206-questao.jhtm?p=43&imgP=4581-206-43b

http://vestibular.uol.com.br/correcaoonline/4581-206-questao.jhtm?p=44&imgP=4581-206-44d



   

DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso livre e gratuito (em 23.03.2009).

Física Legal: http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades brasileiras, públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2010).