Prezado(a)
Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema: Com
o simulador, podemos investigar o efeito de levitação
eletromagnética de uma barra condutora pela qual
circula uma corrente I e exposta a
uma indução magnética BH uniforme
gerada por uma bobina de Helmholtz de raio médio
(R) igual a 10 cm e com 278 espiras
(veja problema 2). A barra de massa (m)
3 g e 10 cm de comprimento(L) está
apoiada sobre uma base isolante na qual são fixos
os trilhos de guia que atuam como um vínculo
mecânico para esta translade somente na direção
vertical. Nos trilhos, há um limitador de altura
para que a barra fique sempre exposta a um campo magnético
uniforme. Por simplicidade, desprezamos os atritos e
também os efeitos eletromagnéticos nos
trilhos de guia. Assim, a barra deve levitar quando
a força magnética (FB=BIL)
exceder sua força peso (P=mg). Considere g=10
m/s2 Sendo assim:
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a) Investigue o efeito eletromagnético que faz
levitar a barra e o sentido das forças que nela
atuam.
b) Faça uma análise sobre o movimento
(aceleração) da barra.
c) Qual o campo magnético necessário para
que a barra levite com 2 bonequinhos de massa 2 g cada,
quando circula uma corrente de 20 A pela barra?
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2. |
Problema: Bobina
de Helmholtz: uma bobina de Helmholtz é construída
de tal maneira que um campo magnético uniforme
é gerado entre duas bobinas, cujo raio R deve
ser igual à distância de separação
entre elas, como mostra a figura a seguir.
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a) Considerando que cada bobina possua N espiras percorridas
por uma corrente IB, determine a indução
magnética na posição central
entre as bobinas ao longo do eixo (Z).
b) Verifique graficamente como este campo varia em
função da corrente pelas espiras.
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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio:
Na situação ilustrada na figura, o bonequinho
de material isolante está apoiado sobre uma barra
condutora, e juntos possuem massa de 5 g.
A barra de comprimento L igual a 10
cm é exposta a uma indução
magnética uniforme B H, aplicado na
direção Z. Nestas condições,
a barra, junto com o bonequinho de material isolante,
permanece em repouso com seu eixo (horizontal) situado
a uma distância h=5 cm acima
de uma piscina de plástico cheia de água.
Para mergulhar o bonequinho na piscina com a água
já morninha, pois a água fornece a mesma
resistência que a barra para a passagem da corrente,
invertemos o sentido da corrente I
pelos trilhos de guia que atuam como um vínculo
mecânico para manter a barra transladando somente
na direção vertical ( y)
e com seu eixo sempre na direção X.
Determine a aceleração da barra e a velocidade
com que esta atinge a superfície da piscina.
Para facilitar sua vida, despreze a resistência
do ar, o atrito e efeitos eletromagnéticos
nos trilhos de guia.
g=10 m/s2 é a aceleração
da gravidade.
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2. |
Desafio:
Um levitador simples é mostrado na figura abaixo,
utilizando somente ímãs permanentes. Faça
um esquema da disposição dos ímãs
para que três ímãs flutuem um sobre
o outro.
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Fonte: Serway (2003) 
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3. |
Desafio: No caso
da levitação diamagnética, avalie
a disposição dos quatros ímãs
da base para que ocorra a levitação
estável do material diamagnético (grafite,
por exemplo), como mostra a figura abaixo.
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4. |
Desafio:
Avalie a posição dos ímãs
no caso da levitação magnética
utilizada no Maglev, para que um supercondutor flutue
numa pista circular de magnetos.
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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
Nas demonstrações populares de supercondutividade
elétrica, é comum a exibição
de um ímã "flutuando" sobre
o material supercondutor. Neste caso, a configuração
das linhas de campo magnético em torno do ímã
fica semelhante à da figura abaixo.
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Para explicar a existência de
uma força igual e oposta ao peso do ímã
e que o mantém suspenso, pode-se imaginar que
a função do supercondutor equivale a
colocar um "ímã imagem" em
seu lugar, igual ao ímã real e convenientemente
orientado dentro da região tracejada. O "ímã
imagem", em conjunto com o ímã
real (flutuante), criaria na região externa
ao supercondutor a configuração de linhas
de campo indicada na figura acima. Qual a representação
adequada do "ímã imagem" da
região tracejada?
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DICAS
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados
neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular,
etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
Física Legal:
http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades
brasileiras, públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
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