AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.
Problema: Na figura representamos um gerador de tensão alternada que está ilustrado de uma forma simples, apresentando apenas as partes mais importantes para maior clareza. Ao invés de uma armadura com muitas curvas e um núcleo de ferro, há somente uma simples espira retangular (N=1) que gira sobre a ação de um campo magnético estacionário e uniforme gerado entre os pólos de imã permanente. Para registrarmos a tensão alternada induzida na espira utilizamos um osciloscópio, que registra como este sinal varia com o tempo. Supondo uma espira de área igual a 10 cm2, girando a 6 rotações por minuto, sob a ação de uma indução magnética de intensidade igual a 8 Tesla, pede-se:



Gestão de Erros

a) Determine o período e a amplitude das oscilações de tensão induzida na espira.

b) Esboce um gráfico ilustrando a variação da tensão induzida na espira em função do tempo.

c) Avalie o efeito da variação da velocidade de rotação e da intensidade da indução magnética sobre a amplitude e o período das oscilações.

d) Qual o valor da tensão eficaz induzida na espira.

 





DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Um condutor AB de comprimento 30cm move-se em um plano horizontal apoiado em dois trilhos condutores que estabelecem um circuito conforme a figura a seguir. O condutor é arrastado pelos trilhos com velocidade constante igual a 10m/s.
Assim determine:


Gestão de Erros  

a) o sentido convencional da corrente no condutor AB;

b) a fem induzida no condutor;

c) a intensidade da corrente que percorre o condutor.





2.

Desafio: A figura mostra um gerador de tensão alternada representado somente por uma simples espira (N=1) retangular exposta a uma indução magnética uniforme e estacionária gerada entre os pólos de um imã permanente. Considere os seguintes dados:
Área da espira: A =10 cm2
Intensidade da Indução magnética: B= 8T
Velocidade de rotação da espira (w): 6 rotações por minuto
Resistência equivalente do circuito (espiras mais circuito externo): R= 5.10-3 W.

Gestão de Erros  

a) Determine o período e a amplitude das oscilações de corrente induzida na espira.

b) Esboce um gráfico ilustrando a variação da corrente induzida na espira em função do tempo, que circula pelo Resistor.

c) Determine o valor eficaz da corrente pelo resistor.

d) Calcule a potência média dissipada no resistor.



QUESTÕES DE VESTIBULAR

1.
Vestibular: Um condutor retilíneo CD, de resistência R=5,0 W, está em contato com um condutor de resistência desprezível e dobrado em U, como ilustra a figura. O conjunto está imerso em um campo de indução magnética, uniforme de intensidade B=4,0 T, de modo que é perpendicular ao plano do circuito. Um operador puxa o condutor CD de modo que este se move com velocidade constante , como indica a figura, sendo v=3,0 m/s.


Gestão de Erros  

a) Calcule a força eletromotriz induzida no circuito.

b) Determine a intensidade da corrente induzida no circuito.

c) Calcule a potência dissipada no circuito.

d) Supondo que não haja atrito, calcule o módulo da força que o operador exerce sobre o condutor CD.



2.

Vestibular: Um resistor de resistência R=40 W está ligado a um gerador (figura a) que mantém entre seus terminais uma tensão alternada senoidal, cujo valor em função do tempo é mostrado na figura b.

Gestão de Erros  
c) Calcule o valor máximo da corrente elétrica que passa pelo resistor.

d) Calcule os valores eficazes da tensão e da intensidade de corrente.

e) Qual o período e a freqüência da tensão alternada.

f) Esboce o gráfico da intensidade da corrente em função do tempo.

g) Calcule a potência média dissipada no resistor.





3.

Vestibular: Uma bobina chata formada por 500 espiras quadradas, de lado a=20 cm, gira em torno do eixo CC´ com velocidade angular , obtendo-se na bobina uma corrente de valor eficaz igual a 3,5 A, quando suas extremidades estão em curto. Na região atua uma indução magnética uniforme e estacionário, perpendicular a CC´, conforme mostra a figura. Sabe-se ainda que cada espira tem uma resistência de 0,04 W .

Gestão de Erros  
a) Determine a velocidade angular da espira (w), para uma indução magnética (B) de intensidade igual a 0,2 T.

b) Se o número de espiras for dobrado para 1000 e a corrente eficaz continuar igual a 3,5 A, conservada as demais condições, determine a intensidade da indução magnética B.





DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).


Física Legal: http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades brasileiras, públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).