Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Na figura representamos um gerador de tensão
alternada que está ilustrado de uma forma simples,
apresentando apenas as partes mais importantes para
maior clareza. Ao invés de uma armadura com muitas
curvas e um núcleo de ferro, há somente
uma simples espira retangular (N=1) que
gira sobre a ação de um campo magnético
estacionário e uniforme gerado entre os pólos
de imã permanente. Para registrarmos a tensão
alternada induzida na espira utilizamos um osciloscópio,
que registra como este sinal varia com o tempo. Supondo
uma espira de área igual a 10 cm2,
girando a 6 rotações
por minuto, sob a ação de uma indução
magnética de intensidade igual a 8
Tesla, pede-se:
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a) Determine o período e a amplitude das oscilações
de tensão induzida na espira.
b) Esboce um gráfico ilustrando a variação
da tensão induzida na espira em função
do tempo.
c) Avalie o efeito da variação da velocidade
de rotação e da intensidade da indução
magnética sobre a amplitude e o período
das oscilações.
d) Qual o valor da tensão eficaz induzida na
espira.

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DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
1. |
Desafio: Um
condutor AB de comprimento 30cm move-se em um plano horizontal
apoiado em dois trilhos condutores que estabelecem um circuito
conforme a figura a seguir. O condutor é arrastado
pelos trilhos com velocidade constante igual a 10m/s.
Assim determine:
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a) o sentido convencional da corrente no condutor AB;
b) a fem induzida no condutor;
c) a intensidade da corrente que percorre o condutor.

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2. |
Desafio: A
figura mostra um gerador de tensão alternada representado
somente por uma simples espira (N=1) retangular exposta a
uma indução magnética uniforme e estacionária
gerada entre os pólos de um imã permanente.
Considere os seguintes dados:
Área da espira: A =10 cm2
Intensidade da Indução magnética: B=
8T
Velocidade de rotação da espira (w):
6 rotações por minuto
Resistência equivalente do circuito (espiras mais circuito
externo): R= 5.10-3 W.
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a) Determine o período e a amplitude das oscilações
de corrente induzida na espira.
b) Esboce um gráfico ilustrando a variação
da corrente induzida na espira em função do
tempo, que circula pelo Resistor.
c) Determine o valor eficaz da corrente pelo resistor.
d) Calcule a potência média dissipada no resistor.

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QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular:
Um condutor retilíneo CD, de resistência
R=5,0 W, está em
contato com um condutor de resistência desprezível
e dobrado em U, como ilustra a figura. O conjunto está
imerso em um campo de indução magnética ,
uniforme de intensidade B=4,0 T, de modo que
é perpendicular ao plano do circuito. Um operador puxa
o condutor CD de modo que este se move com velocidade constante
,
como indica a figura, sendo v=3,0 m/s.
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a) Calcule a força eletromotriz induzida no circuito.
b) Determine a intensidade da corrente induzida no circuito.
c) Calcule a potência dissipada no circuito.
d) Supondo que não haja atrito, calcule o módulo
da força que o operador exerce sobre o condutor CD.

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2. |
Vestibular:
Um resistor de resistência R=40 W
está ligado a um gerador (figura a) que mantém
entre seus terminais uma tensão alternada senoidal,
cujo valor em função do tempo é mostrado
na figura b.
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c) Calcule o valor máximo da corrente
elétrica que passa pelo resistor.
d) Calcule os valores eficazes da tensão e da intensidade
de corrente.
e) Qual o período e a freqüência da tensão
alternada.
f) Esboce o gráfico da intensidade da corrente em função
do tempo.
g) Calcule a potência média dissipada no resistor.
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3. |
Vestibular:
Uma bobina chata formada por 500 espiras quadradas,
de lado a=20 cm, gira em torno do eixo CC´ com velocidade
angular , obtendo-se na bobina uma corrente de valor eficaz
igual a 3,5 A, quando suas extremidades estão em curto.
Na região atua uma indução magnética
uniforme e estacionário, perpendicular a CC´,
conforme mostra a figura. Sabe-se ainda que cada espira tem
uma resistência de 0,04 W
.
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a) Determine a velocidade angular da espira
(w), para uma indução
magnética (B) de intensidade igual a 0,2 T.
b) Se o número de espiras for dobrado para 1000 e a
corrente eficaz continuar igual a 3,5 A, conservada as demais
condições, determine a intensidade da indução
magnética B.
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DICAS
Vestibulandoweb:
http://www.vestibulandoweb.com.br.
(VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados
neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular,
etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
Física Legal:
http://www.fisicalegal.net/vestibulares.html
Exames vestibulares de várias universidades
brasileiras, públicas e privadas.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).
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