AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.

1.
Problema: Durante uma tempestade, um raio atinge um ônibus que trafega por uma rodovia. Pode-se afirmar que os passageiros:


Gestão de Erros
a) não sofrerão dano físico em decorrência deste fato, pois os pneus de borracha asseguram o isolamento elétrico do ônibus.

b) serão atingidos pela descarga elétrica, em virtude da carroceria metálica ser boa condutora da eletricidade.

c) não sofrerão dano físico em decorrência deste fato, pois a carroceria metálica do ônibus atua como blindagem.

d) serão parcialmente atingidos, pois a descarga será homogeneamente distribuída na superfície interna do ônibus.

e) não serão atingidos, pois os ônibus interurbanos são obrigados a portar um pára-raios em sua carroceria.



2.
Problema: Os relâmpagos e os trovoes são conseqüência de descargas elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo. A respeito desses fenômenos, considere as afirmações que seguem.

A) Nuvens eletricamente positivas podem induzir cargas elétricas negativas no solo.
B) O trovão é uma conseqüência da expansão do ar aquecido.
C) Numa descarga elétrica, a corrente elétrica é invisível sendo o relâmpago conseqüência da ionização do ar.

Dentre as afirmações,

a) somente a A é correta

b) a A, a B e a C são corretas

c) somente a C é correta

d) somente a A e a B são corretas

e) somente a B é correta

Gestão de Erros


3.
Problema: Os raios são causa de múltiplos acidentes fatais cada ano no mundo. O cientista Benjamin Franklin desenvolveu um dispositivo que serve para nos proteger das descargas elétricas das tormentas. Que equipamento foi esse e como se dá o seu funcionamento?


Gestão de Erros

DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Analise a questão, responda se ela esta certa ou errada, e caso esteja errada justifique sua resposta. O pára-raios é um dispositivo de proteção para prédios, pois impede descargas elétricas entre o prédio e as nuvens.

Gestão de Erros  
 

2.

Desafio: Em um dado flash de relâmpago a diferença de potencial entre a nuvem e o solo é de 1,0x109 V e a quantidade de carga transferida é 30C. Qual é a variação de energia da carga transferida?


Gestão de Erros  


3.
Desafio: Num relâmpago, a diferença de potencial entre a nuvem e o solo é de VAB = 3,0 × 109 V, e ocorre uma transferência de 40 C de carga. Determine a diminuição na energia da carga transferida

Gestão de Erros


4.
Desafio: No início do período das grandes navegações européias, as tempestades eram muito temidas. Além da fragilidade dos navios, corria-se o risco de ter a bússola danificada no meio do oceano. Sobre esse fato, é CORRETO afirmar que:

01. a agitação do mar podia danificar permanentemente a bússola.

02. a bússola, assim como os metais (facas e tesouras), atraía raios que a danificavam.

03. o aquecimento do ar produzido pelos raios podia desmagnetizar a bússola.

04. as gotas de chuva eletrizadas pelos relâmpagos podiam danificar a bússola.

05. o campo magnética produzido pelo raio podia desmagnetizar a bússola.

06. a forte luz produzida nos relâmpagos desmagnetizava as bússolas, que ficavam geralmente no convés.

Gestão de Erros


DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, etc., fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).