Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas
através dos problemas a seguir deverão contar com
os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório
Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Durante uma tempestade, um raio atinge um ônibus
que trafega por uma rodovia. Pode-se afirmar que os
passageiros:
|
 |
a)
não sofrerão dano físico em decorrência
deste fato, pois os pneus de borracha asseguram o isolamento
elétrico do ônibus.
b) serão atingidos pela descarga elétrica,
em virtude da carroceria metálica ser boa condutora
da eletricidade.
c) não sofrerão dano físico em
decorrência deste fato, pois a carroceria metálica
do ônibus atua como blindagem.
d) serão parcialmente atingidos, pois a descarga
será homogeneamente distribuída na superfície
interna do ônibus.
e) não serão atingidos, pois os ônibus
interurbanos são obrigados a portar um pára-raios
em sua carroceria.
|
|
2. |
Problema:
Os relâmpagos
e os trovoes são conseqüência de descargas
elétricas entre nuvens ou entre nuvens e o solo.
A respeito desses fenômenos, considere as afirmações
que seguem.
A) Nuvens eletricamente positivas podem
induzir cargas elétricas negativas no solo.
B) O trovão é uma conseqüência
da expansão do ar aquecido.
C) Numa descarga elétrica, a corrente elétrica
é invisível sendo o relâmpago conseqüência
da ionização do ar.
Dentre as afirmações,
a) somente a A é correta
b) a A, a B e a C são corretas
c) somente a C é correta
d) somente a A e a B são corretas
e) somente a B é correta
|
 |
|
3. |
Problema:
Os raios são causa de múltiplos
acidentes fatais cada ano no mundo. O cientista Benjamin
Franklin desenvolveu um dispositivo que serve para nos
proteger das descargas elétricas das tormentas.
Que equipamento foi esse e como se dá o seu funcionamento?
|
 |
|
DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando
o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão
de erros  .
1. |
Desafio:
Analise a questão, responda se ela esta certa ou errada,
e caso esteja errada justifique sua resposta. O pára-raios
é um dispositivo de proteção para prédios,
pois impede descargas elétricas entre o prédio
e as nuvens.
|
 |
|
|
2. |
Desafio: Em
um dado flash de relâmpago a diferença de potencial
entre a nuvem e o solo é de 1,0x109 V e
a quantidade de carga transferida é 30C. Qual é
a variação de energia da carga transferida?
|
 |
|
|
3. |
Desafio:
Num relâmpago, a diferença de potencial
entre a nuvem e o solo é de VAB = 3,0 × 109
V, e ocorre uma transferência de 40 C de carga. Determine
a diminuição na energia da carga transferida
|
 |
|
|