AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
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Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!


PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Problema: Um avião mantém velocidade constante e igual a 900 hm/h durante uma viagem de 3 horas. Supondo que durante toda a viagem sopram ventos de 30 km/h na direção perpendicular à trajetória do avião, determine:

a) Aproximadamente o deslocamento total do avião;
b) Quantos quilômetros o avião afastou-se da posição de chegada após 3 horas de viagem;
c) Se o combustível era para viagem de 3 horas e 10 minutos, poderá o avião chegar ao seu destino?


Gestão de Erros

2.

Problema: Levando-se em consideração o Laboratório Virtual onde se aprendeu a determinação da resultante de vetores, dadas duas forças e , respectivamente, de módulos 54 N e 72 N, determine:

a) a intensidade mínima possível da resultante;

b) a intensidade máxima possível da resultante;

c) há possibilidade de a resultante ser igual a 90 N? Justifique.

Gestão de Erros


3.

Problema: Um bom nadador encontra-se no rio onde a correnteza tem a velocidade constante. O nadador, com esforço máximo, desloca-se 10m rio acima , em cada 10 s em relação a um observador parado na Terra. O mesmo observador percebe que o nadador, mantendo o mesmo ritmo, desloca-se em cada segundo 7,0 m rio abaixo. Determine:

a) a velocidade própria do nadador.

b) a velocidade da correnteza.

c) supondo a largura do rio igual a 400 m, qual o tempo mínimo necessário para o nadador atravessar o rio?

d) nas condições do item anterior, quantos metros rio abaixo o nadador terá atingido na outra margem?

Gestão de Erros


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros Gestão de Erros.


1.

Desafio: Duas forças e , aplicadas ao mesmo ponto, são perpendiculares entre si. As intensidades são, respectivamente, e . Obter a resultante .




Gestão de Erros
 

2.

Desafio: Determine a resultante das forças indicadas na figura, sabendo-se que seus módulos são, respectivamente iguais a:


Gestão de Erros


3.

Desafio: Duas forcas e estão aplicadas em um mesmo ponto e formam um angulo de 60°. As intensidades são, respectivamente, F1=10N e = 6N.

Obtenha a resultante.

Gestão de Erros

QUESTÕES DE VESTIBULAR


1.

Vestibular: (PUC-MG) Para o diagrama vetorial ao lado, a única igualdade correta é:

             




Gestão de Erros


2.

Vestibular: (Mackenzie-SP) Com seis vetores de módulos iguais a 8u construiu-se um hexágono regular (ao lado).


O módulo do vetor resultante desses seis vetores é:

Gestão de Erros  

a) zero

b) 16u

c) 24u

d) 32u

e) 40u


3.

Vestibular: (Enem 2009 - questão nº 136) A questão apresentada avalia o conhecimento sobre a direção e o sentido do movimento. Clique no endereço abaixo, prova do 2º dia e procure a questão de número 136.

http://vestibular.uol.com.br/provas/2009/enem.jhtm

 



DICAS

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br.
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas, fazer vestibular, fica esta dica.
Acesso livre e gratuito (em 01.01.2009).


Acesse também
http://vestibular.uol.com.br/provas/