Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),
Avaliar neste programa é mais do que verificar
o que foi aprendido. Sempre que possível é utilizar
conhecimentos que foram construídos durante as vivências,
e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação
é particularmente importante, também para o aprendizado
de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para
percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema
estudado.
Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso
público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área,
tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta
Avaliação. Por isso são sugeridos outros links,
contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e
outras fontes.
Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos,
a diferença final está em suas mãos. Por isso
acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor:
inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira,
com planos de futuro, dedicação e ética.
Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada,
suficiente e/ou correta, clique no botão
Gestão de Erros e compare resultados, encontrando
sugestões e dicas para avançar.
Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos
nessa, Brasil!
PROBLEMAS,
DESAFIOS E DICAS
As situações desafiadoras apresentadas através
dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores
e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para
serem investigadas. Caso necessite de outras informações,
visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.
1. |
Problema:
Um avião mantém velocidade
constante e igual a 900 hm/h durante uma viagem de 3
horas. Supondo que durante toda a viagem sopram ventos
de 30 km/h na direção perpendicular à
trajetória do avião, determine:
a) Aproximadamente o deslocamento total do avião;
b) Quantos quilômetros o avião afastou-se
da posição de chegada após 3 horas
de viagem;
c) Se o combustível era para viagem de 3 horas
e 10 minutos, poderá o avião chegar ao
seu destino?
|
 |
|
2. |
Problema: Levando-se
em consideração o Laboratório Virtual
onde se aprendeu a determinação da resultante
de vetores, dadas duas forças
e ,
respectivamente, de módulos 54 N e 72 N, determine:
a) a intensidade mínima possível da resultante;
b) a intensidade máxima possível da resultante;
c) há possibilidade de a resultante ser igual a 90
N? Justifique.
|
 |
|
3. |
Problema:
Um bom nadador encontra-se no rio onde a correnteza
tem a velocidade constante. O nadador, com esforço
máximo, desloca-se 10m rio acima , em cada 10 s em
relação a um observador parado na Terra. O
mesmo observador percebe que o nadador, mantendo o mesmo
ritmo, desloca-se em cada segundo 7,0 m rio abaixo. Determine:
a) a velocidade própria do nadador.
b) a velocidade da correnteza.
c) supondo a largura do rio igual a 400 m, qual o tempo
mínimo necessário para o nadador atravessar
o rio?
d) nas condições do item anterior, quantos
metros rio abaixo o nadador terá atingido na outra
margem?
|
 |
|
DESAFIOS
A seguir, são apresentadas situações que objetivam
contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o
leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos,
verificando as margens de acerto através da gestão de
erros .
2. |
Desafio: Determine
a resultante das forças
indicadas na figura, sabendo-se que seus módulos são,
respectivamente iguais a: 

|
 |
|
3. |
Desafio: Duas
forcas
e
estão aplicadas em um mesmo ponto e formam um angulo
de 60°. As intensidades são, respectivamente, F1=10N
e =
6N.
Obtenha a resultante.
|
 |
|
QUESTÕES
DE VESTIBULAR
1. |
Vestibular: (PUC-MG)
Para o diagrama vetorial ao lado, a única igualdade
correta é:

|
 |
|
|