|
||||
Princípio Fundamental da Contagem É um método algébrico para determinar o número de possibilidades de escolha, sem precisar descrever todas as possibilidades. Se um acontecimento (ou escolha) pode ocorrer por várias etapas independentes, de tal modo que:
Ou seja, podemos calcular todas as possibilidades (ou escolhas) através da multiplicação de todas as etapas. Exemplo: Através da análise do diagrama, podemos concluir que para cada uma das 3 opções para processador, teremos 2 opções de Hard Disk e 2 opções de Memória RAM. Através do Principio Fundamental da Contagem é possível chegarmos a este número sem a necessidade da análise do diagrama, pois podemos nos utilizar da multiplicação de todas as possibilidades (ou escolhas). Assim, para calcularmos o número total de possibilidades, pelo Princípio Fundamental da Contagem (PFC) temos: Vejamos mais um exemplo:
De quantas formas diferentes um lanche pode ser pedido? Assim pelo PFC temos: Atenção para um grande detalhe: Na mesma lanchonete a promoção do “X-Quase Tudo” traz como opção de bebida 3 tipos de refrigerante ou 4 tipos de suco. Veja a solução: Para o lance, as possibilidades continuam as mesmas do exemplo anterior: Como ainda tem opção de bebidas, mas note que: o cliente pede refrigerante OU o cliente pode suco. Como o cliente não pode pedir refrigerante e suco ao mesmo tempo, então não podemos multiplicar as opções, mas sim somá-las. Veja: Caro estudante, esperamos poder ajudá-lo no entendimento do tópico do Princípio Fundamental da Contagem. Este tópico merece destaque pois está ligado diretamente ao tópico de Análise Combinatória e também ao universo das Probabilidades. Leitura de Apoio Como apoio, citamos o Livro da colação Fundamentos de Matemática Elementar que trata somente de Combinatória e Probabilidade: HAZZAN, Samuel – Fundamentos de Matemática Elementar: Combinatória, Probabilidade - Volume 5 – São Paulo: Atual, 2004.
|